sábado, 19 de junho de 2010

Dicas, Erros x Acertos - Bem Casados

Quando se pensa em casamento, logo vem a mente as lembrancinhas.. ou os amados "bem casados".
São unanimidade... todos amam os tais bem casados. Hoje em dia na internet se acham várias receitas.
Eu experimentei várias receitas até achar a ideal. 
O principal é que sejam bem recheados, de massinha que derrete na boca e que tenham uma singela "casquinha" crocante e recheio molinho.
Bem, o meu ficou bem recheado... derretendo na boca e com uma cobertura qse imperceptível crocante. Digo isso, pq eu senti pouca resistência ao colocar na boca... pois logo se derretia ao degustar... 
Então fico devendo a tal "casquinha crocante". ;)  
O mais legal é que hoje em dia inventaram várias ocasiões pra degusta-los e eles são chamados: bem nascidos, bem casados, bem noivados, etc....
Segue abaixo algumas dicas e o passo a passo da minha receita(receita noutro post). O ideal é vc fazer com antecedência várias receitas, diminua pra metade os ingredientes, e veja qual receita se adapta melhor à vc.
Vc tbm precisa ver qual método ficará melhor para fazer os discos de massa, alguns se dão melhor com colheradas em forma untada e enfarinhada, outros preferem usar bico de confeitar, outros aros de alumínio, etc... Fica minha dica, teste várias receitas e métodos até achar o ideal à vc. ;)
Espero que ajude as novatas "bem casadeiras"... inté+ ;)



  • OVOS...O ingrediente mais importante são os ovos. Escolha sempre ovos de boa qualidade e iguais em tamanho. Pra isso vc pode pesa-los ou medi-los. Eu sinceramente, só medi a olho e os lavei bem antes de usa-los. Isso sim é incontestável: LAVEM os OVOS antes do uso. Pois na casca ficam restos de sujeiras, como fezes, peninhas, etc.  Eu lavei bem as cascas com água quente e detergente. Vc pode aproveitar as casquinhas depois para fazer "farinha de ovos"(receita noutro post) tem gente que usa para polvilhar a terra de vasos e plantas em geral, hortas, etc.. Pois como é: proteína(quando não lavamos a clara interna das cascas) e cálcio(casca) puro, melhoram a qualidade do solo.Tem gente que usa pra ingestão como complemento alimentar, tipo essas farinhas, rações humanas, etc. Mas eu nunca usei assim, daí não posso opinar.

  • SEMPRE usar gemas peneiradas, pois assim, vc diminui o cheiro e gosto forte de ovo da receita. Sinceramente, a mim não incomoda... mas muitos reclamam.. enfim.. taí a dica. O que dá o cheiro e gosto forte de ovo é a película que recobre a gema. Portanto ao peneirar as gemas, o importante é JAMAIS raspar o fundo da peneira, pois assim vc contamina a mistura com a película que vc estava tentando retirar, ou seja, tanto trabalho pra nada. Eu fiquei batendo de leve na lateral do ball da batedeira.. assim cai somente a gema líquida e a película sobra na peneira. (ver foto) Essa película vc pode por fora ou misturar na sua comida ou de animais, pois é vitamina, é proteína pura.

  • BATEDEIRA...É importante usar uam batedeira pra bater bem e em velocidade constante a mistura de gemas peneiradas e claras.   Só diminuir a velocidade e não parar de bater, quando for adicionar os outros ingredientes. Vc vai ver que primeiro começa a ficará espumante, após começará a encorpar e ficará uma gemada bem grossa, fazendo picos com o batedor... esse é o ponto de desligar e acrescentar a farinha, fermento, etc.


  • DICA...O pulo do gato, é acrescentar essência de baunilha e raspas ou suco de limão. Isso além de perfumar a massinha, ainda deixa a massa com sabor diferenciado. Saí o odor e sabor forte de ovo. Apenas não exagere, use a quantidade indicada na receita, pois senão ficará apenas com gosto de limão ou baunilha. A menos que seja o que vc deseja, claro... rsrsr ;)

  • DICA...Após agregar os ingredientes secos, em forma untada e enfarinhada, derramar a massa, vc vai ver que ela fica "espumante" e fácil de manusear, apenas tome cuidado pra ser delicada ao fazê-lo, pois o importante é q a massa jamais perca a "fofura", as bolhas de ar é que dão o aspecto fofo na massa e fazem com que ela fique no ponto.Sabe aquele pão de ló fofíssimo que derrete na boca???  Bem é isso que as bolhas de ar na massa, fazem. ;)  

  • DISCOS... Depois vem a parte mais complicadinha... vc tem de fazer os círculos de massa... várias receitas mandam usar papel manteiga no fundo da forma, marcado com os círculos feitos a caneta, usando uma colher ou usando bico de confeitar para pingar a massa. Ha tbm pessoas que usam aros de forminhas para pingar dentro a massa, e assim assa-la no formato ideal, acondicionando os aros dentro de uma assadeira.   Bom... eu não tenho experiência com bico, daí ao tentar usa-lo foi um desastre.. caso vc tenha, use!! Ele economiza tempo e evita desperdício. Eu tentei depois com as colheradas, (ver foto) como podem ver saiu bem desastroso tbm, pois ficaram irregulares as bordas. Então pra mim, o melhor método foi fazer a assadeira inteira de massa e usar cortador de biscoitos(ou outra coisa) no diâmetro desejado. Sobra massa, da mais trabalho(depende.. economizou tempo pra mim) e da desperdício (pra mim não muito, sobraram as bordas...e vc e sua família podem degustar mais tarde) mas, pra mim foi a forma ideal. Decida qual é o melhor pra vc.  
  • ERRO... Bah nessas fotos, vc pode ver o desperdício de massas erradas que deu... primeiro grudou e foi trabalhoso pra desenformar, na segunda foto vc vê o ponto molenga e fininho que ficaram as massinhas e na terceira foto vc verá como desperdicei massa. Esse foi meu erro, usei na íntegra os ingredientes de cada receita. Use a metade quando for teste!!. Segui 2 receitas, que não deram em nada. Uma ficou muito molenga e a outra muito dura. Por isso falei antes que vc deve fazer com antecedência a receita para achar a forma ideal pra vc.
  • CALDA...Outro ponto importante é a bendita: calda. Falam que é necessário usar uma calda pra banhar os disquinhos de massa, pra ficarem com uma casquinha crocante e molinhos por dentro. Bom, eu fiz 2 jeitos diferentes... numa usei a calda básica com água,açúcar e cravo.. ficaram bons os disquinhos, só que o tempo de secagem triplicou... é mais trabalhoso, pois eles necessitam umas 6h de secagem em grelha ou tela de arame, para escorrer a calda. Eu odiei!! achei megahiper trabalhoso. Prefiro o segundo jeito... q foi seguir a dica da chefe Janaína Barzanelli(http://janainabarzanelli.blogspot.com/) ela deu uma receita de bem casados no programa Mulheres da rede Gazeta. Ela usa uma caldinha de leite de coco,cravo,canela em pau e açúcar ainda quente, sobre a forma quente, recem saída do forno. Assim economiza-se tempo, pois a secagem não é necessária. Ao colocar a calda quente nos disquinhos ou massa quentes, evapora o líquido e já forma uma "casquinha". Daí só jogar bastante açúcar impalpável sobre os disquinhos, esperar esfriar e rechear. Pra mim foi o pulo do gato tbm, economizou muito meu tempo.
  • AÇÚCAR IMPALPÁVEL... O açúcar impalpável nada mais é, que açúcar de confeiteiro bem triturado, com amido(maizena). Tem que usar um de boa qualidade tbm..e usa-se bastante!! Então não pode haver economia. Se tiver açúcar de confeiteiro, pode ser tbm, só misture com maizena na proporção: pra cada xícara de açúcar, use 1/2 xícara de maizena(amido de milho), se o açúcar tiver grânulos grandes, bata no liquidificador até ficar bem soltinho e fininho. Usaremos para polvilhar os discos de massinha, para que fiquem sequinhos, após molha-los na calda, e para não grudarem na hora de embalar. Se vc achar muito doce, use mais "maizena" na mistura de açúcar. Eu achei o docinho bem doce depois de pronto, mas vai de gosto. Tradicionalmente é feito assim.

  • COCO RALADO.... Vc vai encontrar diversas marcas e tipos, eu usei o coco ralado bem fino e procurei o sem açúcar, pois achei q ficariam muito doces, se usasse o coco já adoçado. (Mas se não encontrar  sem pânico, todo mundo adora o docinho bem doce) Usa-se para polvilhar os bem casados depois de recheados. Eu após rechear com doce de leite, espalhei bem nas leterais do docinho, para grudar bem o coco. Daí só "rolar" o docinho no coco.

  • RECHEIO... Usei o tradicional que é de doce de leite. Mas hj usam-se vários tipos de recheio.. Tem de ganache, baba de moça(creme de ovos), geléia de frutas, gianduia(creme  de avelãs), nutella, brigadeiro, brigadeiro branco, creme de nozes, trufado(recheio de trufa), chocolate com morango, chocolate com amendoim, cajuzinho, mousse(usa-se uma mousse bem durinha), doce de leite com coco, doce de leite com chocolate, doce de leite com morango, abóbora cm coco, etc. Vc escolhe o q gosta mais, ou o q sua clientela mais gostar. Só lembrando... recheios comprados prontos tem maior durabilidade. Hoje no mercado há várias marcas, só procurar. Cuide o tempo, ao escolher o tipo de recheio, para não ter a surpresa de ter seus docinhos azedos por causa do calor. Eu sempre mantenho em geladeira, mesmo após embalados... e prefiro assim até a hora de servir.  

  • EMBALAGEM... sempre embalar com celofane incolor, após vc decide o tipo de embalagem que usará pra finalizar. Mas assim vc poderá até congelar o docinho. E o celofane evita que o docinho mele o papel final. Usei papel crepom italiano(é mais grosso e elástico) para finalizar. Mas vc encontra várias opções no mercado.. tem caixinhas de papel, acetato ou tela; tem papéis crepom de diversos tipos; tem papéis tipo de presente; até tecido se usa pra embalar... Quanto a fita, é a mesma coisa..ha várias opções no mercado, mas as que usei foram: mimosa(cetim) e chifon(organza cm cetim nas pontas). Ao embalar vc escolhe o modelo, se deseja o pacotinho tradicional, só dobrar como se fosse presente. Daí dar uma volta cm a fita e fazer um laço. Se desejar mais elaborado pode-se fazer dobras nas pontas do papel e dar duas voltas com a fita pegando os 4 lados... Pode-se por algum pingente amarrado no laço... Ou dentro do pacote além do docinho, por algum brinde pequeno ou jóia. Enfim.. são várias opções.... Use sua imaginação!! ;)
*****PS:(Qualquer dúvida deixe recado ou mande email..)
Boa Sorte!!

3 comentários:

Obrigada por comentar... ;)

My pets "in memoriam"

Baby Nietzsche..

Pingo...era 1 siamês lindo...

recadosparablogseorkut.com

Apoiem!!

Apoiem!!